Translate

domingo, 19 de março de 2017

Zeppole di San Giuseppe


San Giuseppe é comemorado também na cozinha. A tradição gastronômica italiana, de norte a sul, estão cheias de pratos típicos, especialmente doces, para celebrar o Dia dos Pais. Em 19 de Março, dia de São José, em toda a Itália comemora-se o Dia dos Pais (la festa del Papà), e em cada região tem uma tradicional receita de doce. Um triunfo de guloseimas!

O doces mais famoso são as zeppole di San Giuseppe. Este doce de dar água na boca, é preparado na véspera de 19 de Março de cada ano e é um clássico da celebração de San Giuseppe. Fritos ou assados, de acordo com gosto, são recheados com creme de confeiteiro, polvilhado com açúcar de confeiteiro e decorado com amarena (Ginja ou cereja ácida - Prunus cerasus) ou cerejas em calda.


Buona festa del papà a tutti, vi auguriamo una serena giornata in famiglia!



INGREDIENTES:

170 g de farinha de trigo
125 g de manteiga
250 ml de água 
4 ovos
1 pitada de sal


PREPARO:

Em uma panela coloque a água, a manteiga e o sal. Leve ao fogo para esquentar bem.





Tire do fogo e acrescente a farinha, misture bem.







Leve novamente ao fogo e misture por 5 minutos.



Coloque em uma vasilha e deixe esfriar.



Bata com auxilio de uma batedeira. E acrescente os ovos um por um.











Se preferir assado, unte uma assadeira e vá colocando a massa em formato de rosquinha com o auxilio do saco de confeiteiro e bico pitanga e asse-as em forno pré aquecido a uma temperatura de 200° C por aproximadamente 15 minutos ou até dourar.

Se preferir frito, com o auxilio do saco de confeiteiro e bico pitanga, vá formando as "rosquinhas" diretamente na panela com óleo quente e frite-as.

Abra e recheie com creme de confeiteiro (receita tradicional). Polvilhe açúcar de confeiteiro e decore por cima com creme de confeiteiro e com amarena (Ginja ou cereja ácida - Prunus cerasus) ou cerejas em calda.